Pesquisar no site


Contato

Cesinha
cesinhasosa@hotmail.com

E-mail: vasco_foz@hotmail.com

 

História do Vasco

 

    O Clube Recreativo Vasco da Gama, nasceu vinculado a uma empresa, "Sotege", que tinha sede  no Rio de Janeiro e foi contratada para a construção da Ponte Internacional Brasil/Paraguai, atual Ponte da Amizade. Essa empresa era de propriedade de portugueses e tinha em seu quadro técnico, diversos simpatizantes do carioca Clube de Regatas Vasco da Gama e foi assim  que no canteiro de obras da Sotege, em 15 de novembro de 1957, sob a presidência do DR. José R. Leite de Almeida, engenheiro chefe da empresa, nasceu o nosso Vasco da Gama, que copiando seu homônimo carioca é cruzmaltino e adota as cores preto e branco.

    O Vasco da Gama teve duas fases, a primeira em que era vinculado à Sotege e com esse "apoio" contratava "boleiros" para trabalharem na obra, montando grandes times. Nessa fase destacaram-se os atletas: Dedé, Zico, Pedro Paulo Português, Luiz e Cláudio Giovernardi, entre outros. E uma segunda  fase após o término da obra da ponte, quando um grupo de aficionados, dente os quais destacamos: Dilercy e Dilermando Jenzura, Roberto Fava, Antenor Carneiro de Mello, Egeu Timóteo de Brito, Silvio Cury, Luiz Carlos Fossari e Jorge Portinho, que juntos à remanescentes da Sotege, encamparam  o time e o mantiveram até hoje, destacando-se aí, atletas  como: Romeu Togni, Lúcio, Tibiriçá, Roberto Fava, Conceição, Freddy, Teté, Duca, Mozart, Serginho Jacaré (com passagem pela Ponte Preta e Atlético Mineiro, Campeão Brasileiro em 1974).

    Desde a sua fundação até boa parte da segunda fase de vida do Vasco da Gama, a participação de um homem foi fundamental. Trata-se do inesquecível José Afonso Viana dos santos, o tio "Zé Afonso", como carinhosamente era chamado,  que  dedicava suas poucas horas de lazer à família, aos passarinhos e ao seu querido Vasco da Gama, que para ele era como se fosse um membro a mais de sua família.

    Na galeria de títulos do Vasco da Gama destacamos o bicampeonato da Liga Cataratas em 1970 e 71, disputando a Taça Paraná, onde o Vasco era presidido por Hercy Brambilla de Oliveira e tinha grandes craques como Ricardinho, Minda, Murilo e Sapo.

    O Vasco da Gama participou do Campeonato Amador Ciadino até 1979, quando sagrou-se campeão, sendo que após esse ano, só dedicou-se à categoria de futebol masters (veteranos) onde chegou a ser campeão invicto.

    Recentemente, em 2008, o Vasco foi campeão da categoria 37 anos do campeonato de veteranos de Foz do Iguaçu, depois de vários anos sem títulos. O título foi muito comemorado. Em pleno estádio do ABC, o Vasco perdeu no tempo normal para o time da casa, mas como havia ganho o primeiro jogo, o jogo foi para a prorrogação e o Vasco ganhou por 2 X 1, sagrando-se assim campeão do campeonato de veteranos de Foz do Iguaçu categoria 35 anos. Este time estava sobre o comando de Cesar Sosa, Jeferson Fosquiera, Marcelo Fava, Renan Fava, Valter Domingos e Edson Braz.

    Na metade de 2009, a equipe do Vasco foi campeã da Copa Carmelo Morel de Futebol – 42 anos, com um time com alguns jogadores da categoria 40 anos, alguns jogadores da categoria 45 anos e mais alguns jogadores convidados.

    Em 2011, a mesma equipe que havia ganho em 2008 o campeonato de veteranos da categoria 37 anos, venceu o seu segundo campeonato, mas desta vez na categoria 40 anos, após derrotar nos dois jogos da final a equipe da Vila "C".

    Hoje a equipe do Vasco é presidida pelo médico Roberto Fava.

 

 

Liga Cataratas

 

    Em 1969, foi fundada a Liga Regional Futebol Cataratas, por Ferdinando Felice Pagot de São Miguel do Iguaçu e teve como seu primeiro presidente Mário Oro. A entidade era filiada à Federação Paranaense de Futebol e realizava campeonatos regionais que reuniam os municípios com as seguintes equipes: Comercial de São Miguel do Iguaçu, União e Grêmio de Medianeira, ABC, Flamengo e Vasco de Foz do Iguaçu, Aimoré de Matelândia, Botafogo da Agro Cafeeira, Associação Atlética Céu Azul, Atlético Operário de Santa Terezinha e Grêmio Esportivo Missal.

    O time campeão adquiria direito a disputar a Taça Paraná, que era o maior título do futebol amador do Estado. A Liga Cataratas durou até 1975, quando iniciou-se um movimento para a criação de ligas municipais. Em Foz, a 5 de abril de 1975 surgiu a Liga Iguaçuense de futebol (LIF), existente até os dias de hoje, fundadapelos clubes ABC, GRESFI, FLAMENGO, VASCO DA GAMA e CLUBE ATLÉTICO OPERÁRIO, que representa os clubes de futebol amador do município. A liga foi fundada com a incumbência de registrar os clubes e seus atletas, organizar os certames esportivos entre seus filiados, manter equipes de árbitros e de assistentes, assim como órgãos de justiça Desportiva (JJD). Foi reconhecida pela Federação Paranaense de Futebol em 6 de maio de 1975, conforme protocolo 1193/75.